top of page
  • icone insta-01-01
  • icone face-01-01
  • icone pinterest-01-01
  • incone arch-01-01-01

CONFORTO TÉRMICO: Como a gente projeta para deixar sua casa agradável o ano todo

Atualizado: 8 de jul.


Imagine ter uma casa fresca no verão e quentinha no inverno, onde você não precisa de ventilador ou ar condicionado o tempo todo. Um sonho né?! Esse é um cuidado que temos com todos os nossos projetos. As estratégias bioclimáticas fazem parte do nosso jeito de projetar, desenhamos casas que se mantêm confortáveis e gastam pouca energia elétrica.


Sala integrada de uma casa feita com tijolos ecológicos, com cozinha ao fundo, mesa de jantar para quatro pessoas, poltrona e sofá. Ao lado, portas de vidro se abrem para um pátio com jardim vertical e móveis em madeira clara. O ambiente é iluminado naturalmente, com estética moderna e aconchegante.
Coletivo 513 - Beiral - Estúdio de Arquitetura

Não é mágica, é conhecimento técnico aplicado ao projeto. Aqui, compartilhamos a nossa lista com 6 pontos fundamentais para pensar conforto e sustentabilidade na arquitetura:


1. Conhecer o clima

Cada cidade tem características climáticas próprias (temperatura, insolação, umidade), por isso as estratégias e diretrizes construtivas bioclimáticas recomendadas são diferentes. Uma construção em Uberlândia não será como uma no Rio de Janeiro, por exemplo.


2. Estudar o lote

Estudamos também as particularidades do lote: topografia, a insolação, as construções vizinhas, a proximidade de um parque ou curso d’água impactam o sombreamento, a ventilação e a temperatura.


3. Pensar a melhor implantação

A implantação é o modo como a construção é disposta no lote, nela definimos áreas livres e construídas e quais faces são voltadas para cada orientação solar. Essa fase é fundamental para garantir insolação adequada e ventilação cruzada.


4. Definir as aberturas

Nós pensamos em cada abertura - localização, tamanho, material, sombreamento, tipo de abertura - para garantir a ventilação e insolação adequadas para cada clima, cada ambiente e cada período do ano.


5. Escolher os materiais

A escolha dos materiais, especialmente de paredes externas e coberturas, está diretamente ligada ao conforto térmico. As características dos materiais - inércia térmica, isolamento, reflexão - e suas aplicações definem o quanto a edificação ganha ou perde calor.


6. Criar um microclima

O uso estratégico de vegetação e água em jardins, pátios e espelhos d’água ajuda a diminuir a temperatura e melhorar a qualidade do ar.


Para você, é importante uma casa que promova bem-estar, conforto e economia de energia? Saiba que para nós também.


Entre em contato com a gente. Vamos juntas tirar a sua casa confortável do papel. 💛


Comments


logo Beiral

contato

Beiral – Estúdio de Arquitetura 

(34) 99121-4699 (Tamires) / (34) 99238-1237 (Carol)

 contato@beiralestudio.com.br

Horário de funcionamento:

De segunda à sexta das 9:00 às 18:00.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest
bottom of page