
CASA DA PRAÇA
Uberlândia, MG
Projeto de arquitetura e interiores
2024
O projeto consiste na reforma de uma casa no bairro Finotti, em Uberlândia-MG. Construída na década de 1990, em lote 10x30m, a casa é térrea e distribuída em construção principal e edícula. O casal de proprietários há tempos buscava uma casa para comprar, que estivesse em bom estado de conservação e pudesse se adequar ao programa sem grandes intervenções estruturais. Com ajuda da nossa Consultoria de Compra, essa foi a escolhida.
A construção estava, no geral, em bom estado de conservação, tinha ambientes com dimensões suficientes e boa setorização. Mas devido ao tempo de construção as instalações elétricas e hidráulicas ficaram obsoletas, esquadrias e acabamentos também apresentavam muitos sinais de desgaste. A reforma veio, então, para atualizar o imóvel e adequá-lo às necessidades do casal.
Desde o início do processo, decidimos manter ao máximo os elementos que caracterizam a arquitetura da casa: alpendre com telhado aparente, gradil de ferro e esquadrias em arcos. Portanto, a intervenção focou em 3 aspectos principais:
Ajustes na arquitetura:
O programa de necessidades previa salas de estar, jantar e cozinha integrados, escritório, quarto de hóspedes, quarto principal com closet, 3 banheiros, varanda, lavanderia e garagem. Poucas mudanças na arquitetura foram necessárias para organizá-lo: a demolição da parede entre a cozinha e a sala de jantar, para integrar os espaços; e a construção de uma parede no quarto principal, para criar o closet.
Externamente, foi necessário o redesenho da cobertura, para garantir alturas e inclinações adequadas dos telhados, melhor escoamento de águas pluviais, espaço para um reservatório de água maior e sistema de aquecimento solar de água. Também foram acrescidos beirais nas laterais da casa, que protegem as aberturas da chuva e da luz solar direta.
Para o fechamento frontal, a nova estrutura de concreto é combinada com os portões e fechamentos feitos com o gradil existente, mantendo as características originais da fachada. Um painel muxarabi, instalado na garagem, protege a porta de entrada principal, criando um hall de entrada. Todas as esquadrias originais, em condições de restauro, foram mantidas.
Redesenho das áreas molhadas:
Cozinha e banheiros eram os ambientes que precisavam de maiores intervenções. Neles houve a substituição de bancadas, louças, metais e revestimentos. O banheiro da suíte, teve o layout completamente alterado, para corrigir os problemas de circulação existentes, garantir conforto no uso dos equipamentos e a inserção de uma banheira.
Acabamentos:
A definição dos acabamentos foi pautada pela durabilidade, baixo custo, facilidade de execução e de manutenção, utilizando materiais como granito, concreto e porcelanato. Para calçada e áreas externas foi escolhido o piso de concreto intertravado. Já os pisos internos são todos revestidos com o mesmo porcelanato acetinado, que também aparece nas paredes de cozinha e banheiros. Um segundo revestimento cerâmico, também em tom de cinza, mas em pequeno formato, complementa os banheiros. A escolha de acabamentos trouxe o visual discreto e uniforme, pedido pelos clientes.
Na fachada, o telhado cerâmico com estrutura de madeira e a pedra moledo foram mantidos, para complementar esse visual a pintura combinou dois tons de verde para as paredes e um tom de marrom para esquadrias.
Área coberta fechada: 117,4m² / Área coberta aberta: 47,5m²
Área Construída Total: 164,9m²
