CONSULTORIA PARA COMPRA DE IMÓVEL: saiba como ela pode te ajudar
- Carol Bernardo e Tamires Alcântara

- 7 de jul.
- 3 min de leitura
Você está prestes a investir no imóvel dos sonhos, mas tem dúvidas se ele vai funcionar pra sua vida?! Comprar uma casa ou um apartamento é uma decisão muito importante, o investimento é alto e o medo de escolher errado é comum.
Alguns imóveis parecem ótimos à primeira vista, mas escondem armadilhas difíceis de resolver depois: insolação e ventilação ruins, estrutura que limita reforma, falta de espaço ou um mau estado de conservação.
E é para evitar que você faça uma compra ruim que existe a consultoria para compra de imóvel. Nela nós te ajudamos a entender se esse imóvel realmente vale a pena, se é um bom negócio ou se é melhor continuar procurando. Entenda como funciona!
A consultoria é dividida em três etapas: Estudo Iniciais, Análise do imóvel e Relatório Técnico.
Para uma boa consultoria, primeiro nós precisamos conhecer o imóvel e também as suas necessidades. Então você responde a um questionário, nós conversamos e elaboramos um Programa de Necessidades com a relação dos ambientes, usuários, atividades, mobiliários e equipamentos, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais.
No caso dos imóveis vendidos “na planta”, nós consultamos os documentos técnicos disponíveis: projetos, memoriais, informativos e o que mais a construtora disponibilizar. Para os imóveis construídos, nós fazemos uma visita técnica ao local e vemos tudo pessoalmente.


Com essas informações em mãos, nós partimos para a análise da casa ou apartamento. E verificamos os seguintes pontos:
Arquitetura - Distribuição dos espaços e a relação entre eles, volumetria, materiais, técnicas construtivas, etc. Essa análise tem relação direta com o atendimento ao programa de necessidades, é aqui que a gente entende se cabe o mobiliário que você precisa, se a cozinha comporta os eletrodomésticos que você considera fundamental, se o pé-direito permite a instalação de forro… Não é raro aparecer cliente que sonhava em ter ambientes integrados, mas comprou um apartamento de alvenaria estrutural, e se decepcionou ao saber que não se poderá mexer nas paredes.
Conforto - Orientação solar, iluminação e ventilação naturais. Melhorar as condições de conforto em uma edificação já construída é mais difícil, no caso de apartamentos é praticamente impossível. Por isso a escolha precisa ser acertada nesse aspecto. Boa entrada de luz natural nos ambientes, ventilação agradável e insolação adequada nas fachadas proporcionam bem estar no dia a dia e reduzem a necessidade de ar condicionado, ventilador e luz artificial.
Adaptabilidade - Capacidade do espaço de abrigar novos usos e funções, de modo técnica e financeiramente viável. Nem sempre o imóvel chegará “pronto” para você, mas eles podem ser adaptados às suas necessidades. Em alguns casos, mudanças simples são suficientes, mas em outros, serão necessárias grandes intervenções, tornando-as inviáveis.
Condição material - Qualidade de materiais e execução, desgastes, funcionamento, manutenção, etc. Além de identificar quais materiais foram aplicados na construção, também analisamos a qualidade da execução e a sua manutenção ao longo dos anos. Em muitos casos, para reduzir os custos, são utilizados materiais de baixa qualidade. Em outros, existe um material excelente mas que foi instalado de maneira incorreta, ou não foi bem cuidado e se deteriorou.
Patologias - Problemas que acometem os materiais da edificação, fissuras, umidade, deformação, etc. Esses defeitos ou falhas são muito comuns, aparecem em edificações de diferentes idades e têm causas diversas: erros de projeto, erros de execução, uso inadequado, falta de manutenção. É fundamental identificar as patologias, sua gravidade e as possibilidades de correção para garantir a segurança, a funcionalidade e a durabilidade da construção.
Por último, nós elaboramos um relatório com informações - escritas e visuais - suficientes para a compreensão dos dados. Com uma lista de possibilidades e intervenções necessárias para a adequação dos ambientes, além de uma estimativa de custos de reforma e/ou adequação do imóvel.
O foco desse relatório é determinar a capacidade do imóvel em atender às necessidades apresentadas. Afinal, o mesmo apartamento pode ser excelente para uma pessoa e péssimo para outra, porque as necessidades são diversas. É uma questão de alinhar expectativas.
Com uma consultoria, você ganha clareza, evita dor de cabeça e toma uma decisão mais segura. Manda uma mensagem pra gente!








Comentários